Skip links

AVICULTURA

A avicultura no Brasil destaca-se no complexo de proteína animal por ser considerada a atividade mais dinâmica e tecnificada. Destaca-se também das demais criações pelos resultados alcançados, não só em produtividade e volume de abate, como também no desempenho econômico e social, cuja contribuição tem se mostrado significativa para a economia do Brasil.

A avicultura brasileira não se limita à produção de carne de frango, mas inclui desde o planejamento, a produção de matrizes, ovos, produção de pintos, manejo e engorda do frango, até o processamento e comercialização dos produtos finais. Além disso, esta atividade tem dado suporte ao desenvolvimento de outros grandes setores produtivos, como por exemplo, a produção de rações e medicamentos, bem como máquinas e equipamentos para a produção e processamento da carne.

Um segmento importante dentro da cadeia avícola é a produção de pintos para corte, que juntamente com a produção de matrizes, dão sustentação para que as etapas posteriores possam se desenvolver de forma segura.

O Grupo Alvorada tem sua importante participação no mercado brasileiro e internacional baseada na produção de ovos férteis e pintinhos de um dia. Para a realização satisfatória de nossa atividade buscamos continuamente a introdução de novas e modernas tecnologias, além do aprimoramento das técnicas de produção já existentes, objetivando a padronização dos processos em geral.

Parceria e Genética Em parceria com a Cobb-Vantress, o Grupo Alvorada possui em Água Clara, no estado do Mato Grosso do Sul, umas das maiores granjas de aves da América Latina. Através desta parceria a origem das matrizes de um dia é garantida, preservando-se a qualidade e continuidade no processo produtivo verticalizado.

Infraestrutura O Grupo Alvorada possui vários complexos produtivos, abrangendo desde a matriz recriada, as matrizes de produção de ovos férteis, incubatórios e comercialização, bem como a produção de ração para todo o seu complexo.

Faz parte deste complexo, uma fábrica de ração com capacidade produtiva de quarenta toneladas por hora, doze núcleos de recria, vinte e quatro núcleos de produção, três incubatórios, uma fábrica de maravalha, assim como toda a infraestrutura de apoio de logístico e administrativo para um alojamento de 1,5 milhões de matrizes ao ano.

CRITÉRIOS QUE DIFERENCIAM O GRUPO ALVORADA NA AVICULTURA:

•Biosseguridade – fator diferenciável dentro da empresa, pelos critérios de visitas muitos rigorosos, isolamento entre núcleos, banhos de acesso às granjas e fábricas, trocas de roupas, funcionários sem contato com aves em suas casas, cercas de proteção nas fazendas com destaque para as cercas antiratos em todos os núcleos de criação e também nas fábricas de maravalha e ração. A desinfecção de veículos, equipamentos, materiais e ferramentas que entram em nossas granjas também tem uma atenção muito especial para evitar possíveis fontes de contaminação.

•Classificação de ovos – Após a coleta é feita a classificação, fumigação e armazenamento adequado de todos os ovos. No mesmo dia os ovos chegam aos incubatórios, e são classificados no dia seguinte por peso e por idade das matrizes para posterior comercialização ou incubação. Os ovos que apresentam irregularidades são reprovados para incubação ou venda.

•Coleta dos ovos – São realizadas de oito a dez coletas de ovos por dia, numa frequência de uma em uma hora. Após a coleta e classificação em categorias, os ovos são armazenados num ambiente climatizado até o transporte para os incubatórios com caminhões especiais a uma temperatura de 20º a 22º C.

•Armazenamento – A estocagem dos ovos antes do destino comercial para o mercado interno, externo ou incubação própria é muito importante para a qualidade dos mesmos, por isso o Grupo Alvorada tem um sistema de climatização automatizada nas salas de estoque, evitando assim mortalidades embrionárias.

•Vacinação in ovo – Técnica muito utilizada nos modernos incubatórios do mundo ocorre na transferência de ovos das incubadoras para os nascedouros. Os ovos passam pela ovoscopia (retirada dos ovos inférteis) e posterior vacinação in ovo com dezoito dias de incubação. Essa técnica garante um percentual maior de eficiência da vacina para os pintinhos ao nascerem. O Grupo Alvorada é o pioneiro na vacinação in ovo, uma demonstração de que sempre manteve uma grande preocupação com a qualidade de seu produto. Esse sistema de vacinação garante a certeza da ave estar vacinada, deixando de correr riscos no campo. Essa tecnologia no ramo da avicultura segue o conceito de produtividade eficaz.

•Climatização dos Incubatórios – O Grupo Alvorada investiu no projeto de climatização total dos dois incubatórios para proporcionar sempre o melhor em termos de qualidade, satisfação e excelência do produto final.

•Compostagem – Os resíduos dos Incubatórios são submetidos a um sistema de compostagem inovador no Brasil, transformando tais resíduos em adubo de alta qualidade.

•Transporte de ovos e pintinhos – A entrega dos pintos e ovos é feita conforme as especificações dos clientes, que estabelecem o volume e o tipo de animal que necessitam. Para o transporte são utilizados caminhões climatizados, previamente desinfetados e vistoriados antes de cada viagem.

•Sistema tudo dentro tudo fora – Sistema inovador dentro da empresa é a criação de matrizes recria na mesma fazenda onde ocorrerá a produção. Isso proporciona mais segurança sanitária, pois não necessitamos transportar as aves por estradas vicinais no ato da transferência entre as duas fases. As transferências ocorrem dentro das próprias fazendas que estão adaptadas para recria e produção em um sistema separado.

•Controle de qualidade – Cada setor de produção segue a risca todos os pontos de controle, os quais norteiam os funcionários quanto à correta realização de sua tarefa. A biosseguridade está presente em todas as unidades produtivas. Monitoramentos de rotina ocorrem de acordo com o PNSA.

•Suporte técnico – O Grupo Alvorada possui como diferencial o pós-venda aliado ao SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente – via telefone e e-mail. Esse trabalho visa garantir o controle de qualidade, que com a divisão em lotes torna possível a rastreabilidade de 100% da produção.

•Área de baixa densidade avícola – A escolha do local de instalação das unidades levou em conta áreas de baixa densidade avícola, ou seja, espaços em que os riscos de transmissão de doenças são menores, já que não possuem propriedades de criação de aves ao redor.

•Granjas próprias – Para se tornar cada vez mais autossustentável e garantir a Biosseguridade, o Grupo Alvorada tem todo o sistema de criação em fazendas de sua propriedade.

•Automação da Fábrica de Ração – Nossas unidades produtoras de ração abrigam o que existe de melhor em automação de fábrica, com controle total de rastreabilidade das matérias primas e dos produtos finais, quais sejam ração para as matrizes machos e fêmeas. Toda a ração é para consumo próprio, garantindo também maior controle sanitário em todo processo de produção.

•Automação dos aviários de recria e produção – A fim de melhorar a qualidade da produção estamos investindo muito no conforto térmico das aves, proporcionando assim um maior bem estar animal, com ênfase nos seguintes pontos:
+ Possuímos sistema de dark house em 100% dos aviários de recria;
+ Sistema de climatização automatizada no modelo pressão negativa em todos os núcleos de recria;
+ Estamos implantando sistema de alimentação automática para o arraçoamento das recrias, com comedouros pratos;
+ Temos em vários núcleos de produção o sistema de climatização pressão negativa, com placas evaporativas nas entradas de ar;
+ Estamos inovando no Brasil com comedouros automáticos de pratos para a fase de produção, importados da Europa;
+ Estamos também implantando um sistema de telhado com isolamento térmico para aperfeiçoar o isolamento calor/frio no interior dos galpões.

•Fabrica de Maravalha – Possuímos produção própria de toda a maravalha consumida em nossas granjas, seja nos ninhos ou na cama dos aviários.

•Bem estar animal – Todas as atividades corriqueiras de manejo, critérios de densidade, movimentações e ambiência às nossas aves são baseadas em normas, para proporcionar um estado de criação confortável, dando assim condições de criatório sem stress e com equilíbrio natural aos animais.

Grupo Alvorada

De todos estes fatores deriva a excelência do Grupo Alvorada no setor aviário. Uma empresa preocupada em oferecer o melhor produto e atender todas as expectativas dos clientes. Com profissionais qualificados e postura de vanguarda o Grupo Alvorada está sempre se atualizando para crescer e garantir o melhor para clientes e funcionários.

SILVICULTURA

Atualmente no Grupo Alvorada a produção de eucalipto tem grande destaque. Este novo segmento está diretamente ligado à produção de madeira para Celulose e Energia. Além dessas finalidades, parte da madeira é direcionada à produção de Maravalha, que é utilizada como forração dos aviários e serve também como barreira sanitária, protegendo-os de agentes externos que possam prejudicar a sanidade e o desenvolvimento das aves.
O ciclo de desenvolvimento da produção de eucalipto dura, em regra, de 5 a 6 anos, podendo demorar um pouco mais, dependendo da finalidade a qual se destina.

De um modo geral o Grupo Alvorada busca uniformidade nos plantios, adaptando clones específicos para determinados tipos de solo, para maximizar a produção de madeira em comparação com plantios oriundos de mudas produzidas por semente.
O sucesso na formação de florestas com alta produtividade depende diretamente da qualidade das mudas, elas devem apresentar características que possibilitem sua resistência às condições adversas encontradas em campo após o plantio, para produzir árvores com o crescimento volumétrico economicamente desejável.
O Grupo Alvorada possui implementos, máquinas e equipamentos próprios, utilizados no processo produtivo desde a preparação do solo, implantação e colheita até a remoção da madeira.

A estrita observância à legislação também faz parte de todos os nossos procedimentos, para assegurar que os requisitos legais, tanto em âmbito operacional como em matéria de segurança do trabalho, sejam respeitados.

AGRICULTURA

O milho é o principal ingrediente na dieta de aves, representando 70 % (setenta por cento) dos custos de produção. Por esta razão, parte do milho que o Grupo Alvorada consome na Fábrica de Ração, é produzido em unidades agrícolas da própria empresa.
A empresa considera de extrema importância a qualidade do milho, uma vez que ela pode afetar consideravelmente o custo da produção, o desempenho zootécnico e a qualidade dos ovos. Considera também que a composição do milho pode ser influenciada pelo tipo de solo, adubação, condições climáticas, tipo de híbrido, além da contaminação física, química e microbiológica, que afetarão sua composição nutricional. Portanto, para o milho entrar na fábrica, deve seguir um plano de controle de qualidade.
O processo de secagem da produção também é feito na própria Fábrica de Ração como procedimento mais adequado à prevenção contra microtoxinas após a colheita.

Dessa forma, todos os envolvidos no processo devem conhecer a importância das boas práticas em cada etapa visando o melhor resultado zootécnico e econômico da produção animal, impactando de forma significativa sobre os custos de produção e desempenho dos animais. O uso de enzimas atrelado a essas ferramentas, que contribuem de forma segura e eficiente para melhor aproveitar e utilizar o milho, levam à segurança nas formulações e conseqüentemente menor custo de produção.